sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ervas aromáticas, condimentares e medicinais

Como é necessário diminuir a gordura e o sal de sua alimentação, você pode achar que os alimentos ficarão sem gosto. Para obtermos mais sabor, aroma e aparência nos pratos, algumas especiarias e ervas podem ser usadas tanto para temperar como para prevenir e aliviar problemas do organismo.

 Alecrim – Condimento usado para dar sabor a sopas, batatas e carnes bovinas e equilibrar o gosto forte de outras (cabrito, porco, ovelha, frango). É composição obrigatória de vinha de alhos e marinadas. Seu uso medicinal é eficiente contra gases intestinais, problemas hepáticos, indigestão, escassez de biles, falta de apetite, nervosismo, fadiga corporal e aftas.
 Alho – Tempero indispensável no preparo de carnes diversas, aves, peixes, vegetais, arroz e saladas. É um grande aliado no combate a infecções, gripes, pressão alta, vermes, arteriosclerose, nefrites, cistites, amebíase, diabetes, enfisema. Para tirar o gosto de alho, tome uma colher de leite.
 Cebolinhas – Cortadas em rodelinhas finas, acrescentam um delicioso sabor às saladas, pratos com ovos e com queijos frescais, sopas e molhos. São excelentes auxiliares nos tratamentos contra problemas de circulação.
 Coentro – Suas folhas são utilizadas para temperar peixes, caranguejos e outros frutos do mar. Suas sementes esféricas servem para aromatizar marinadas, vinagres e para a preparação de licores. Tem poder estimulante da digestão e é usado contra gases, cólicas abdominais e enjôos.
 Estragão – É empregado como condimento de pepinos e cebolinhas em conserva e como aromatizante de vinagres para tempero de saladas. É de utilização muito freqüente e variada em pratos de aves e peixes frios e, particularmente, em molhos. Alivia cólicas menstruais.
 Hortelã – Utilizada em carnes de carneiro, saladas, quibes, molhos, sucos, balas, drinques e licores. É indicada no tratamento de gripes, resfriados, cólicas, flatulência, vermes, distúrbios digestivos e náuseas.
 Louro – Usado em feijão, peixes (indispensável no escabeche) e carnes fritas, como componente do ramo de cheiros de algumas marinadas ou molhos. Aconselha-se o seu consumo moderado; pode ser tóxico para o fígado. É auxiliar no tratamento da inapetência, flatulência, fraqueza orgânica, má digestão, nevralgia e fraqueza muscular.
 Manjericão – Conhecido também como basilicão, é muito usado em molhos vermelhos e no famoso pesto. O tomate é seu par perfeito para molhos, saladas e petiscos. Serve para condimentar carnes, peixes, sopas, saladas, vinagre e azeite. É excelente tônico, anti-séptico, diurético, antiflatulento e antiespasmódico.
 Manjerona – É ótima para temperar carnes (frango, porco, cabrito), feijões, molhos, pizzas, vinagre, azeite, saladas. É bom digestivo. Previne gases, abre o apetite, combate gripes, resfriados e tosses catarrais. É um bom tônico para os nervos, previne também a fraqueza sexual, reumatismo e afecções da pele.
 Orégano – Dá um toque muito especial a pizzas, saladas, pratos com queijo que vão ao forno, saladas e carnes. Serve para prevenir e combater a má digestão, azia, arrotos, enjôos, flatulência e falta de apetite.
 Salsa – É recomendada para sopas, carnes, saladas, feijões, peixes, molhos, ramos de cheiro, verduras e omeletes. Como digestivo, evita a excessiva formação de gases, previne e cura doenças dos rins e da bexiga.
 Sálvia – Muito apreciada no tempero de frangos e galetos, bem como de caças. Algumas carnes assadas, ensopadas ou guisados, vão muito bem com este tempero. É também usada para aliviar problemas de má digestão, gastrite, debilidade estomacal, gases, enxaquecas, aftas, ácido úrico e fraqueza sexual.
 Segurelha – Boa para temperar sucos de tomate, sopas, legumes e carnes de gado ou aves, ajuda na digestão de pratos gordurosos e é indicada como tempero de peixes com excesso de gordura.
 Tomilho – Erva aromática picante, é uma das plantas essenciais nos ramos de cheiro. Suas folhas frescas ou secas são recomendadas para o tempero de sopas, legumes, saladas, pratos de peixe, carne suína, ovina, caprina e bovina, aves e caças. Presta-se para marinadas. É indicado como calmante e para auxiliar a digestão, aliviar azia, flatulência, fermentação intestinal e verminose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário