sexta-feira, 30 de julho de 2010

“ Comer corretamente não significa passar fome, mas administrá-la com sabedoria”

Insista numa perda de peso duradoura, não é necessário que você faça mudanças dráticas nos seus hábitos cotidianos. Você não precisa abrir mão dos seus alimentos preferidos, nem passar fome ou muito tempo se exercitando. Pequenas alterações na forma em que você usa o alimento, novos hábitos alimentares e atividade física regular, levaram você a alcançar seus objetivos e ter uma vida mais saudável.
 Divida a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que você fique beliscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do trato digestivo e aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.
 Se você tem o hábito de beliscar entre as refeições, acostume-se a sentar à mesa, nem que seja para comer uma fruta.
 Coma devagar, saboreie os alimentos. Isso vai lhe ajudar a sentir satisfação e a controlar a quantidade de alimento ingerido.
 Estabeleça um lugar para o horário das refeições. Escolha um ambiente tranquilo, evite comer na frente da televisão ou fazendo outras atividades, assim você corre o risco de comer mais que o necesário.
 Planeje seus cardápios. Prepare e sirva alimentos de maneira atrativa, variando a cor e textura dos alimentos.
 Mantenha à vista sempre alimentos saudáveis, como frutas, iogurtes, verduras e legumes. Alimentos muito calóricos devem ficar escondidos no fundo da geladeira e do armário.
 Coma quando você estiver com fome e não para aliviar a angústia ou reduzir o estresse.
 Não pule nenhuma refeição para não sobrecarregar o organismo, pois além de você exagerar na próxima refeição, ele necessita de combustível para queimar calorias.
 Nunca faça jejum. Além de não emagrecer você pode se sentir fraca e com mais fome.

 Quando chegar em casa, não vá direto para cozinha. Primeiro tome um banho e relaxe.
 Tenha uma dieta rica em fibras com alimentos como: frutas com casca, semente e bagaço e todos os tipos de grãos integrais.
 Use e abuse das hortaliças. Prefira consumi-las cruas, sempre que possível. Elas contêm as substâncias protetoras do nosso organismo.
 Cuidado com os alimentos diet e light, eles também contém calorias e não devem ser consumidos em grandes quantidades.
 Deve-se ingerir muito líquido, principalmente água (2 a 3 litros) para a manutenção das funções normais do organismo, mas sempre no intervalo das refeições.
 A melhor sobremesa é aquela à base de frutas, pois ela contem vitaminas e sais minerais, além de fibras. Isso não quer dizer que você não precisa cortar totalmente doces, mas não exagere na quantidade e consuma-os somente em ocasiões especiais.
 Não durma logo após as refeições e não coma alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.
 É importante procurar sempre um equilíbrio entre os alimentos que comemos. Por isso, é preciso variar a sua alimentação para que não falte nenhum nutriente no seu organismo.


Cuidar da alimentação é cuidar de uma necessidade básica do ser humano. Saber comer significa “ comer para viver” , e não viver para comer.

 Retire toda a gordura visível das carnes vermelhas e frangos antes de cozinhar;
 Prefira carnes de boi magra(alcatra, maminha e patinho), aves sem pele, carne de porco magra (lombinho) e peixes magros (atum, abrótea, linguado, merluza). Retire sempre o excesso de gordura visível das carnes. Quando for prepará-las prefira os grelhados, assados, fervidos à vapor, evite as frituras. Usar panelas antiaderente é um bom negócio para evitá-las. A gordura animal está muito relacionada com doenças cardiovasculares, portanto o uso de carne deve ser moderado;
 Não coma a pele do frango;
 Dê preferência aos produtos desnatados, que têm baixo teor de gordura;
 Refogue as carnes, legumes e verduras com cebola e alho, ou em suco de fruta limão, ao invés de usar óleo;


Nutricionista

Claudia Franciele Silva

Fone88116002

CRN 6722

Nenhum comentário:

Postar um comentário