quarta-feira, 28 de março de 2012

Lichia = Fruta do momento

Lichia

                                          Esta Fruta esta ganhando a cada dia mais a atenção dos estudiosos e ganhando espaço entre os produtores mas você sabe realmente porque?
Fácil ela ajuda a emagrecer
Como??
A Fruta possui um componente importante chamado cianidina. 
A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. 
Mas não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um ovo da páscoa inteiro, por exemplo.
 Por falar em se esbaldar, as pesquisas ainda não determinaram ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis. 


Informações Nutricionais:
Porção de 100g (aproximadamente 10 unidades sem casca) Valor energético 66 kcal , Carboidratos 16,53, Proteínas 0,83g, Gorduras 0,44, Fibras 1,3g, Cálcio 5mg, Fósforo 31mg,  Ferro 0,31mg , Potássio 171mg, Vitamina C 71,5mg, Tiamina 0,01mg, Riboflavina 0,065mg, Niacina 0,6mg.


Vamos a termos técnicos: Nome científico: Litchi chinensis Sonn.

Origem: Ásia 

Fruto: O fruto da lichieira é uma drupa, com polpa translúcida (arilo), normalmente codiforme ou oval e disposto em cachos. A casca é vermelho-brilhante (quando maduro), delgada, coriácea e quebradiça. Atinge até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura. A semente é marrom-brilhante, pode-se chamar de vitaminada pois poucas frutas possuem tantos nutrientes bons. Basta saber qual o produtor, como sempre os orgânicos são melhores não é mesmo.
Consuma um copo por dia e sua imunidade ficará super protegida



Curiosidade : 
Sua Casca pesa em média 15% do peso da fruta e contem quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis.  As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra varias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias. Alguns estudos indicam que o pericarpo da lichia é um potente “varredor” de radicais livres e possuem uma forte atividade antioxidante, o que sugere seu uso como uma fonte natural de antioxidante. (RUENROENGKLIN et al., 2008).

Receita delicia para o final de semana

MANJAR DE LICHIA 

Ingredientes: 

MANJAR 
• 1 folha de gelatina em pedaços 
• 2 copos (400 ml) de polpa de lichia 
• ½ lata de leite condensado 
• 2 colheres de sopa de amido de milho 

CALDA 
• 1 copo (200 ml) de polpa de lichia 
• 2 colheres de sopa de açúcar 
• Lichias inteiras à vontade  



Modo de fazer: 

Corte a folha de gelatina em pequenos pedaços e dissolva-a em água por cerca de 10 minutos. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo alto por cerca de 4 minutos. Depois, baixe o fogo e mantenha o preparo, cozinhando por mais 6 minutos, mexendo sempre. O ponto deve ser semelhante ao de um mingau grosso. Tire do fogo e leve à geladeira em fôrma única ou em taças individuais. Para fazer a calda, misture os ingredientes e cozinhe por 3 minutos, até ficar em ponto de fio. Leve à geladeira e coloque sobre o manjar para servir. Decore com lichias inteiras ou cortadas em pequenos pedaços. 

Rendimento: 5 porções 

veja mais receitas doces e salgadas deliciosas que vão surpreender sua família em:

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário